A infeção por Helicobacter pylori é a causa mais comum de gastrite crônica. Outras formas de gastrite infeciosa incluem gastrite associada a Helicobacter heilmannii, gastrite granulomatosa associada a infeções gástricas em micobacteriose, sífilis, histoplasmose, mucormicose, blastomicose sul-americana, anisaquiase ou anisakidosis, gastrite crônica associada com infeções parasitárias; e infecções virais, tais como o citomegalovírus e infeção por vírus do herpes.
A gastrite não infeciosa está associada com a gastrite auto-imune; gastropatia reativa ou química, normalmente relacionadas com refluxo biliar crônico ou ingestão de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE), gastropatia urêmica, gastrite granulomatosa não infeciosa; gastrite linfocítica, incluindo gastrite associada com a doença celíaca; gastrite eosinofílica; lesão por radiação do estômago; doença enxerto-versus-hospedeiro, gastrite isquêmica; e gastrite secundária à quimioterapia.
Muitos casos de gastrite são de causa indeterminada e estão presentes como gastrite crônica e inativa, com vários graus de severidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário